domingo, novembro 27, 2005

Azeite: o "sumo" das azeitonas.

Diversos estudos comprovam os benefícios do azeite na saúde, como por exemplo no sistema cardiovascular, devido à gordura monoinsaturada, que é protectora das doenças coronárias.
Tal como se diz que o vinho é o sumo das uvas, o azeite é o sumo das azeitonas.
O azeite é rico em antioxidantes e sabe-se que estes neutralizam as substâncias nocivas ao organismo, em especial aquelas que actuam negativamente sobre o sistema cardiovascular.
Este alimento tem igualmente influência no colesterol, uma vez que aumenta o colesterol bom (HDL) e transporta o mau (LDL) para o fígado, onde é eliminado.
O aparelho digestivo também é beneficiado com o consumo do azeite, pois, comparativamente a outras gorduras, é a mais bem digerida a nível da vesícula.
Tem, ainda, um efeito protector e tónico sobre a pele, favorece a absorção de cálcio e é um bom fornecedor de vitaminas A, D, E, K.
Além do mais, está associado a pratos que favorecem a alimentação saudável e, por isso, previnem o aparecimento de doenças relacionadas com os maus hábitos alimentares.
Porém, não se deve esquecer que o azeite é uma gordura. Cada grama fornece nove quilocalorias e se uma colher de sopa tem cerca de 10 g significa que se ingerem 90 quilocalorias. Há que se ter cuidado no seu consumo, para que não se consuma mais calorias em azeite que em toda a refeição. O consumo tem de ser moderado e de acordo com as necessidades.Actualmente já existe no mercado um azeite especial para bebés, de baixa acidez (0,2%), sabor mais suave e extraído a frio.

2 Comments:

Blogger Desambientado said...

Não haverá diferenças entre o azeite crú e o azeite cozido? Ou seja, fazer frituras com azeite não terá impactos na saúde semelhante ao das frituras com óleo de girassol ou amendoim?

1:02 da tarde  
Blogger Cristina Mendonça said...

Ups! Pergunta dificil.
Não sei, mas vou-me informar e depois "posto" qualquer coisa.

12:06 da manhã  

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